28/09/2009

Cooperação Complexa - Fronteira Limite do Capital

Cooperação Complexa - Fronteira Limite do Capital

1. DA ECONOMIA POLÍTICA

Em suas Lições Sobre a História da Filosofia, Hegel lembra que o conhecimento da geração do seu tempo não surgiu de improviso, como se brotasse por si só do solo do presente. Muito pelo contrário, diz ele, o que homem é hoje na ciência, e especialmente na filosofia, deve à tradição.Mas atenção! Acrescenta Hegel. Essa herança não é uma dívida passiva. O que é herdado das gerações anteriores é reduzido, pelas gerações do presente, à condição de matéria-prima para produção de novos e mais elevados conhecimentos. Nisso consiste a atividade intelectual de qualquer época: apropriar-se do conhecimento produzido pelas gerações passadas, desenvolvê-lo e elevá-lo a um plano superior[1].É dessa perspectiva que se pode compreender a relação de Marx com a Economia Política Clássica [EPC]. Deve a esta ciência não só quase todas as categorias que compõem a arquitetônica categorial de O Capital , mas também se apropria do meticuloso trabalho analítico que esta ciência realiza para rastrear a conexão interna das formas aparentes da riqueza mercantil.Mas antes de continuar com a investigação dessa relação, é oportuno explicitar como os economistas clássicos descobriram a conexão interna que liga as diferentes formas de riqueza capitalista. Sem esta mediação explicativa, não se pode compreender, em todas as suas conseqüências, a dívida de Marx com aquela ciência. Por isso, recomenda-se ao leitor, pelo menos aquele não afeito à economia política, esperar um pouco, até que se tenham todas as mediações necessárias para entender a relação de o autor de O Capital com a EPC. Se é assim, então, em que consiste a redução analítica operada pela EPC?
__________________________[1] Hegel, G.W.F. Lecciones sobre la historia de la filosofía. - México: Fundo de Cultura Economica; Vol.I; 1955.

Para ler o documento completo, basta acessar o arquivo "Livro2.doc", clicando no link abaixo e digitar a senha "economia":
http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/acopyara/LivrosArtigos

Nenhum comentário: